quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Equipamentos: Automail


Em Arton, regenerar um membro perdido não é um desafio muito grande, pois o acesso a magias divinas e arcanas é comum. Tendo dinheiro e estando em uma grande capital, qualquer pessoa que já tenha perdido alguma parte do corpo pode recuperá-la sem dificuldades. Mas há uma cidade que não confia em milagres e que criou uma alternativa: Salistick, o Reino sem Deuses. Com uma ciência avançada, os estudos da medicina e da mecânica permitiram a criação de membros artificiais feitos de metal que se ligam ao sistema nervoso dos desafortunados e substitui uma perna, um braço ou uma mão.

Fabricar, instalar e lidar com automails exige conhecimento nas perícias Cura e Ofícios (Metalurgia). Uma mão custa 200 TO e um braço e uma perna custam 500 TO cada. Fabricar a peça exige um teste de Ofícios (Metalurgia) CD 25 e leva cinco dias de trabalho - um dia a menos a cada 5 pontos superior a 25 -, e instalar exige um teste de Cura CD 30 e leva 1d4 horas - ou apenas uma com resultado 35.

A instalação proporciona imensas dores ao paciente, reduzindo sua Força, Destreza e Constituição em 4 pontos, exigindo alguns dias de descanso ou cura mágica - o que, provavelmente, o personagem não encontrará em Salistick.
Instalada, a prótese metálica funciona como um membro normal, com as seguintes diferenças:

Defesa: um braço pode ser usado como escudo, fornecendo +1 na C.A. O personagem só pode usar esta habilidade se possuir o talento Usar Escudos.
Arma: uma mão, braço ou perna aumenta em +1 o dano de ataques desarmados - não cumulativo - e causa dano esmagamento - em vez de dano de contusão.
Penalidade de Armadura: possuir membros mecânicos fornece uma penalidade de -2 em perícias que sejam afetadas negativamente por armaduras - uma mão não provoca redutor.
Perda de Humanidade: cada membro mecânico que o personagem possui implica um redutor permanente de -1 no Carisma - não é à toa que muitas pessoas preferem ter seus membros de volta.
Danificações: cada peça de automail tem RD 10. Uma mão tem 10 PV, enquanto um braço ou uma perna tem 20 PV. Um membro danificado provoca um redutor de -1 em Força e Destreza para cada 2 pontos sofridos. Um teste de Ofícios (metalurgia) CD 30 exige uma hora de trabalho, restaura 1d10 PV e, em geral, custa 1 TO para cada PV consertado. Magias como Consertar e Reparar Danos restauram automails, mas não substituem sua manutenção.
Manutenção: automails são fortes e resistentes, mas demandam ajustes constantes. Todo o mês, cada peça exige um teste bem-sucedido de Ofícios (metalurgia) CD 25, que leva um dia inteiro. Sem esse cuidado, a prótese começa a apresentar defeitos, reduzindo Força e Destreza do usuário em -1 - tal redutor é cumulativo para cada mês sem manutenção, até que a peça receba os ajustes necessários. Esse serviço, em geral, custa 20 TO por redutor acumulado.
Obra-Prima: um automail obra-prima custa 300 TO extras. Uma mão obra-prima oferece +2 em testes de Ladinagem. Um braço obra-prima oferece +2 em Atletismo e +1 nas jogadas de ataque. Uma perna obra-prima oferece +2 em Acrobacia e Atletismo. Os bônus entre as peças são cumulativos. Um automail danificado perde qualquer um desses bônus até ser reparado.
Automails podem ser afetados por magias e ataques especiais como se fossem armas metálicas empunhadas - com a diferença de que não podem ser desarmadas. Qualquer efeito - mágico ou não - que afete armas ou quaisquer metais também afetam um automail de forma normal.
Obs: um braço de automail já possui uma mão mecânica, porém, ela não fornece nenhum bônus de uma mão de automail - é apenas um complemento do braço, não uma peça única, trabalhada e detalhada. Caso o personagem queira ter ambos, deverá pagar por ambos.

Automails Mágicas: existem membros encantados por Arton. Sua origem é incerta, mas seu bônus varia entre +1 à +6 - ou mais até mais, não se sabe. Para efeitos de regras, a automail mágica não necessita de manutenções mensais, só é danificada por efeitos que também afetem itens mágicos e seu aprimoramento se aplica a todos os bônus que a peça fornece e na RD da peça, além de aumentar os PV em 10 x bônus de aprimoramento. Seu valor de mercado é igual a de uma peça obra-prima mais o acréscimo de preço de uma arma mágica de aprimoramento igual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário