terça-feira, 2 de setembro de 2014

Raça: Dragões-Tiranos

As dragoas-caçadoras aterrorizam os povos thera com seus métodos de caça e tortura, mas existe uma raça mais ameaçadora individualmente. Enquanto os povos-trovão se dividem em tribos e famílias, os dragões-tiranos vivem em pequenos bandos de quatro a dez membros e são temidos por todos os seres de Galrasia - as próprias caçadoras não os temem por sua vantagem numérica, mas sabem que um grupo pequeno jamais faz frente aos tiranos. Territoriais, agressivos e poderosos, estes antropossauros foram descobertos pelos artonianos há pouco tempo devido ao seu número reduzido, porém já são considerados uma das maiores ameaças do Mundo Perdido.

Acontece que os tiranos já tiveram um império em Galrasia. Talvez tenha sido apenas um reino para as proporções artonianas, mas os eruditos já confirmaram que eles foram o povo mais avançado da ilha e que ameaçaram escravizar todo o resto. Relatos indicam que as caçadoras foram suas maiores inimigas e que a inimizade das duas raças é ancestral. Contudo ambas tem um inimigo inominável em comum: o mesmo mal que assusta as caçadoras foi o responsável pelo fim do reinado dos tiranos e pelo atual estado de quase extinção em que eles se encontram. E como eles são incapazes de fazer aliados ou de se entenderem entre si agora que não possuem um império, sua revitalização está sendo lenta. 

Personalidade: Os dragões-tiranos são os mais agressivos entre os povos-trovão, extremamente intolerantes a qualquer criatura de outra raça e incapazes de reconhecer o direito de viver de qualquer um que não faça parte de seu bando - para eles, alguém incapaz de se manter vivo, não merece viver. Um tirano não demonstra compaixão nem pelos próprios colegas, não é traiçoeiro ou mesquinho com seus irmãos, nunca botaria a vida de outro em risco por um interesse pessoal, entretanto, quando um morre em combate, ele simplesmente considera que o falecido não foi capaz de vencer um desafio e segue em frente. Eles vivem em bandos pequenos onde apenas os fortes são aceitos e não entendem noção de família - costumam abandonar os ovos, deixando que os filhotes formem o próprio bando e vivam pela própria sorte e força. Mas eles não são meramente destruidores frenéticos: os tiranos vivem em ordem e coerência entre si, respeitando o mais forte e obedecendo o líder. Os dragões-tiranos matam por intolerância e para provar que são os donos de tudo que existe, não pelo puro prazer da matança - o prazer existe, só não é o principal motivo. 

Aparência: Um dragão-tirano possui o corpo robusto e definido, medindo entre 1,80m à 2,10m e pesando cerca de duzentos quilos. Suas escamas são grossas e rígidas, de cor entre o cinza, o verde e o amarelo escuro, geralmente com manchas de tonalidade parecidas. Seu traço mais característico é o focinho: sua cabeça se projeta para frente até um par de narinas de tamanho variado, com uma bocarra larga e repleta de presas ao longo do caminho. Tal bocarra costuma ser a principal arma de um tirano, tendo uma potência destrutiva descomunal. 

Relações: Não há relatos de dragões-tiranos interagindo com nenhuma outra raça de forma pacífica. A diferença entre ser visto por um tirano e ser atacado pelo mesmo é meramente uma questão de tempo. Apenas aqueles que desejam se ajoelhar aos seus pés e ajudá-los a reerguer o seu império têm o direito de viver. Como sabe-se que não é impossível que qualquer raça do povo-trovão interaja com outras espécies, existe uma esperança de que seja possível se relacionar com um tirano. Por enquanto, ainda é apenas uma esperança. 

Tendência: A princípio, pensou-se que os tiranos fossem caóticos, devido à extrema violência da raça, porém, depois de alguns estudos, percebeu-se que eles seguem uma ordem rígida entre seus pequenos bandos e que atacam e destroem por acreditarem que é seu direito fazê-lo, além de utilizarem estratégias de caça que mais parecem de guerrilha. Em todo bando, existe um líder e os demais membros o respeitam incondicionalmente - até ele ser desafiado. Acredita-se, inclusive, que quando começarem a formar tribos, eles dominarão Galrasia e reerguerão seu império. Um dragão-tirano costuma ser Leal e Mau. 

Terras dos Dragões-Tiranos: Tiranos ainda não reestabeleceram seus domínios. Eles podem ser encontrados em qualquer lugar, numa floresta, ou caverna, ou nos restos de um povoado recém-destruído. Eles nunca foram encontrados perto do mar, costumando viver no coração da ilha. Se já existe um grupo estabelecendo território, nenhum artoniano teve contato ainda. 

Religião: Os tiranos são supersticiosos. Acreditam na existência de entidades superiores e se esforçam para agradá-las através da matança. Ragnar e Tauron estão entre os deuses mais comuns, mas uma interpretação menos elegante e mais selvagem de Kallyadranoch é o deus mais cultuado entre os tiranos. 

Nomes: Os nomes dos tiranos costumam ser curtos e bruscos, geralmente terminados em consoantes fechadas. Exemplos: Rhaskurk, Dorthar, Soltoron, Jangor, Garmuk, Bulthor, Tanker, Lunk. 

Aventuras: Não há registros de um tirano aventureiro, no máximo um membro solitário da espécie que vive isolado. Apesar disso, há registros de bandos que não se limitam a apenas matança, mas a objetivos específicos como caçar tipos específicos de criaturas - talvez por vingança -, ou eliminar tribos com um culto a alguma entidade pacífica, ou que buscassem armas poderosas. Esses bandos com objetivos específicos também apresentam divisão de tarefas típicas de aventureiros, como um membro especializado no combate, um rastreador, um que propaga as palavras sobre as energias dos predadores ancestrais e suas benções, um que prepara armadilhas na selva, entre outras variações. 

Traços Raciais: 

+4 For, +2 Con, -2 Int.
+4 em Intimidar e Sobrevivência. Os tiranos são predadores natos.
Armas naturais: Mordida (1d6+mod. For, perfuração, crit. x2). Uma investida com a mordida sempre provoca dano máximo. Um tirano pode realizar um ataque adicional por rodada com a mordida, mas provoca uma penalidade de -4 em todos os ataques (incluindo este). A bocarra do tirano muitas vezes é a sua principal arma.
+4 nas jogadas de ataque em Investida, em vez de +2. Tiranos são mestres em perseguir e estraçalhar suas presas.

6 comentários:

  1. Que raça legal! Parabéns. :-D Poderiam ser opostos das dragoas-caçadoras, com uma sociedade patriarcal e com raríssimas fêmeas (mas um motivo pro seu crescimento lento). De onde veio a ilustração?

    Quanto aos stats, eu sugiro algumas mudanças e reflexões, principalmente se compararmos eles com os stats de outros thera:

    ~ Td bem que as demais raças de thera tem -2 em Int, mas -2 em Car parece fazer mais sentido para uma raça anti-social e que era tida como a mais avançada da ilha.
    ~ Esse lance do dano máximo de mordida c/ investida ficou estranho, eu manteria apenas garras e mordida, tal qual as caçadoras (pequeno erro: vc escreve "chifres" num momento do texto). Talvez aumentar o dano da mordida em 1 categoria, como se tivesse o talento Arma Natural Aprimorada?
    ~ Sem faro ou visão especial? talvez faro + visão no escuro, diferenciando-os de seus primos thera.
    ~ O traço de investida ficou um pouco apelão, mas é interessante.

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  2. Edu, obrigado pelo comentário e pelas sugestões.

    A ilustração eu peguei emprestado da raça bangaa, do Final Fantasy Tactics Advance e do XII, foi o mais próximo de um t-rex humanoide que eu encontrei.

    Eu não botei penalidade em Carisma pra não ficar igual aos minotauros - além de optar seguir o padrão das demais raças thera.

    Diziam que os dinossauros tinham uma péssima visão e os t-rex nunca foram bons rastreadores, e sim bons perseguidores (pelo menos nas obras de ficção), por isso não dei nenhum sentido especial e dei a investida legal pra eles.

    O lance do dano máximo na mordida em investida foi pra deixar o ataque mais forte do que as outras armas naturais do cenário sem que ficasse apelão demais - achei menos apelão do que um dano de 2d6.

    E obrigado por apontar a parte dos "chifres", erro meu.

    Adorei suas sugestões! Por favor, fale mais nos outros posts, com certeza irá ajudar muito!

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  3. Opa, oi de novo Bernardo,

    Entendi sua opção nos ajustes de hab :-) O que volto a frisar é que acho sua raça desbalanceada em relação aos outros thera e demais raças, e ao meu ver está mais fraca (exceto pelo +4 em investida). Compare os traços raciais de sua raça e das dragoas caçadoras por exemplo.

    - Aumentar uma categoria de tamanho eleva o dano da mordida para 1d8, não 2d6. Acho a mecânica de dano máximo por investida estranha por não haver precedentes.

    - +4 de investida é realmente poderoso, especialmente nos níveis iniciais. Acho interessante, mas estranho.Talvez +4 de investida para -4 de CA ficasse mais balanceado (e combina com o precedente do talento Atq Poderoso Aprimorado). Acho q mais opiniões seriam necessárias aqui.

    Não curto desafios de perícia, então não tenho como comentar esses artigos. Mais darei uma olhada nos outros, principalmente raças, assim q possível ;-) Abraço

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  4. Parece desequilibrado porque ele é puramente ofensivo. Caçadoras têm faro e deslocamento de escalada, ceratops têm armadura natural e talento Grandão, pteros voam e velocis têm deslocamento alto e dois talentos extras, além de todos terem armas naturais e bônus em perícias.

    O tirano só tem os bônus de perícia, a arma natural (ligeiramente melhor) e o bônus de investida.

    Sendo que a arma natural só é realmente um pouco melhor quando usada em investida, mas 6 de dano nem é algo absurdo.

    O tirano tem menos habilidades do que os outros theras, mas habilidades focadas em ataque. Um tirano guerreiro ou bárbaro ficaria forte, mas não mais forte do que um ceratops ou um minotauro.

    Sobre não haver precedentes pelo dano de investida, isso torna a habilidade até mais legal, não? =D

    Como você falou, a raça está um pouco mais fraca, exceto pelo +4 em investida, ou seja, está razoavelmente equilibrada.

    Se eu fosse modificar alguma coisa, aumentaria o deslocamento dele para 12m por ele ser um perseguidor (e talvez aumentaria a penalidade de CA na investida como você sugeriu, mas acho que também deixaria o bônus e a penalidade a mais opcionais, pra manter o equilíbrio), mas isso deixaria ele com o mesmo deslocamento dos velocis, o que eu já acho incoerente.

    Fique a vontade pra comentar aonde e quando quiser! Sinta-se em casa!

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