Desafios de perícia fazem parte da aventura. Nem tudo é combate, nem tudo é magia, às vezes existem precipícios, enigmas e diversos obstáculos a serem superados. A proposta desta coluna é apresentar cenas pré-prontas para serem adaptadas às suas aventuras de forma prática e funcional, diversificando a sessão sem precisar sair do material básico.
Invadindo o Castelo.
A missão é passar pelo portão e chegar até um jardim para ter uma reunião secreta. O percurso será: passar pelo muro, esgueirar-se pelos jardins, contornar o castelo, entrar pelo esgoto e atravessar mais três jardins com guardas, tudo sem ser percebido. Antes de cada teste, o jogador pode fazer um teste de Percepção (CD 25) para perceber caminhos menos vigiados e ganhar um bônus de +4 para o próximo teste – mas o mestre deve considerar que ele leva o dobro do tempo para esta tentativa. Descrever cada caminho fica a cargo do mestre – vamos lá, não queiram todo o trabalho de mão beijada, né?
Desafios: Furtividade (CD 20), Atletismo (CD 20); cinco testes de Furtividade seguidos (CD 20), Acrobacia (15), três testes intercalados de Furtividade e Atletismo (CD 25) e um último teste de Acrobacia (CD 20).
Qualquer falha resulta no aprisionamento dos personagens - ou no o que o mestre achar mais divertido, como um combate ou uma cena de perseguição.
Os personagens podem ser aprisionados e ter a reunião secreta mesmo assim, pois estarão no castelo, mas considere que terão problemas para serem soltos sem problemas posteriores e que eles deixarão de ganhar o XP do desafio.
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