Desafios
de perícia fazem parte da aventura. Nem tudo é combate, nem tudo é
magia, às vezes existem precipícios, enigmas e diversos obstáculos
a serem superados. A proposta desta coluna é apresentar cenas
pré-prontas para serem adaptadas às suas aventuras de forma prática
e funcional, diversificando a sessão sem precisar sair do material
básico.
Charada.
Para
passar pelos salões de um templo não é necessário força e nem
agilidade, mas conhecimento. Para cada salão, um enigma é
apresentado e a passagem só é permitida para aqueles que acertarem
as respostas. Os jogadores devem rolar testes de Conhecimento (CD 20)
para ganharem pistas das respostas, mas ser bem sucedido num teste
não significa ganhar a resposta de graça – lógico que se o
mestre perceber que é impossível dos jogadores conhecerem a
resposta previamente, ele deve permitir que o sucesso leve à
resposta, mas isso deve ser feito de forma intuitiva e dedutiva. O
tipo de conhecimento varia pelo desafio.
Primeiro:
Geografia. Por que a navegação é pouco explorada em Arton? Dicas:
se
fosse fácil, outros continentes já teriam sido conquistados; as
ilhas piratas são de difícil acesso por ser um arquipélago
estreito; Tamu-ra era de fácil acesso, mas foi dominada pela
Tormenta por décadas; é razoavelmente difícil chegar em Galrasia,
uma ilha totalmente inóspita pelos seus perigos; os artonianos não
tiveram nenhum grande motivo para explorar o mar além-Arton.
Resposta:
A
maior parte do litoral é formado por mangues pantanosos e escarpas
perigosas, tornando a navegação uma prática quase impossível.
Segundo: História. Qual é o atual nome da antiga Lenórienn, reino élfico dominado pela Aliança Negra? Dicas: o nome é um termo em goblinoide; sua pronúncia lembra o nome do deus dos goblinoides; tudo o que é élfico foi destruído e apagado da cidade; a cidade é, atualmente, o ícone da cultura e da brutalidade goblinoide; sua tradução significa “Cemitério do Inimigo”. Resposta: Rarnaakk.
Terceiro:
Arcano. Quantas magias recebem o nome do Grande Mestre da Magia,
Talude?
Dicas:
Mão
interposta de Talude; Mão Vigorosa de Talude; Mão poderosa de
Talude; Punho Cerrado de Talude; Mão esmagadora de Talude.
Resposta:
Cinco
magias.
Quarto: Nobreza. A Rainha-Imperatriz Shivara Sharpblade é, oficialmente, regente de quantos reinos? Dicas: Um por herança, um por casamento e um por aclamação/mérito; nenhum de seus reinos foi conquistado pelo Império de Tauron e nem separado pela Liga Independente; Deheon, a Capital do Reinado; Trebuck, seu reino natal; Yuden, devido ao seu casamento com o rei deposto Miktov. Resposta: Três reinos.
Quinto: Religião. Ao todo, quantos deuses maiores já existiram em Arton? Dicas: três deuses foram castigados na Revolta dos Três; Glórienn é, atualmente, uma deusa menor; Ragnar e Hyninn ascenderam após a Revolta dos Três; Valkaria foi aprisionada em sua estátua de pedra por gerações, mas nunca perdeu seu posto divino; Sszzaas foi banido e tido como morto, mas nunca deixou de ser um deus maior. Resposta: 22.
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