sábado, 23 de agosto de 2014

Desafios de Perícia: Charada

Desafios de perícia fazem parte da aventura. Nem tudo é combate, nem tudo é magia, às vezes existem precipícios, enigmas e diversos obstáculos a serem superados. A proposta desta coluna é apresentar cenas pré-prontas para serem adaptadas às suas aventuras de forma prática e funcional, diversificando a sessão sem precisar sair do material básico.

Charada.

Para passar pelos salões de um templo não é necessário força e nem agilidade, mas conhecimento. Para cada salão, um enigma é apresentado e a passagem só é permitida para aqueles que acertarem as respostas. Os jogadores devem rolar testes de Conhecimento (CD 20) para ganharem pistas das respostas, mas ser bem sucedido num teste não significa ganhar a resposta de graça – lógico que se o mestre perceber que é impossível dos jogadores conhecerem a resposta previamente, ele deve permitir que o sucesso leve à resposta, mas isso deve ser feito de forma intuitiva e dedutiva. O tipo de conhecimento varia pelo desafio.

Primeiro: Geografia. Por que a navegação é pouco explorada em Arton? Dicas: se fosse fácil, outros continentes já teriam sido conquistados; as ilhas piratas são de difícil acesso por ser um arquipélago estreito; Tamu-ra era de fácil acesso, mas foi dominada pela Tormenta por décadas; é razoavelmente difícil chegar em Galrasia, uma ilha totalmente inóspita pelos seus perigos; os artonianos não tiveram nenhum grande motivo para explorar o mar além-Arton. Resposta: A maior parte do litoral é formado por mangues pantanosos e escarpas perigosas, tornando a navegação uma prática quase impossível.

Segundo: História. Qual é o atual nome da antiga Lenórienn, reino élfico dominado pela Aliança Negra? Dicas: o nome é um termo em goblinoide; sua pronúncia lembra o nome do deus dos goblinoides; tudo o que é élfico foi destruído e apagado da cidade; a cidade é, atualmente, o ícone da cultura e da brutalidade goblinoide; sua tradução significa “Cemitério do Inimigo”. Resposta: Rarnaakk.

Terceiro: Arcano. Quantas magias recebem o nome do Grande Mestre da Magia, Talude? Dicas: Mão interposta de Talude; Mão Vigorosa de Talude; Mão poderosa de Talude; Punho Cerrado de Talude; Mão esmagadora de Talude. Resposta: Cinco magias.

Quarto: Nobreza. A Rainha-Imperatriz Shivara Sharpblade é, oficialmente, regente de quantos reinos? Dicas: Um por herança, um por casamento e um por aclamação/mérito; nenhum de seus reinos foi conquistado pelo Império de Tauron e nem separado pela Liga Independente; Deheon, a Capital do Reinado; Trebuck, seu reino natal; Yuden, devido ao seu casamento com o rei deposto Miktov. Resposta: Três reinos.

Quinto: Religião. Ao todo, quantos deuses maiores já existiram em Arton? Dicas: três deuses foram castigados na Revolta dos Três; Glórienn é, atualmente, uma deusa menor; Ragnar e Hyninn ascenderam após a Revolta dos Três; Valkaria foi aprisionada em sua estátua de pedra por gerações, mas nunca perdeu seu posto divino; Sszzaas foi banido e tido como morto, mas nunca deixou de ser um deus maior. Resposta: 22.





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