quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Desafios de Perícia: Terreno Difícil


Desafios de perícia fazem parte da aventura. Nem tudo é combate, nem tudo é magia, às vezes existem precipícios, enigmas e diversos obstáculos a serem superados. A proposta desta coluna é apresentar cenas pré-prontas para serem adaptadas às suas aventuras de forma prática e funcional, diversificando a sessão sem precisar sair do material básico.

Terreno Difícil.

Um terreno complica bastante um combate. Imagine o grupo enfrentando um comboio de homens-lagartos num pântano. A quantidade de inimigos pode ser sob medida para o grupo, mas a dificuldade de deslocamento vai ser uma pedra no sapato para a maioria.

Agora imagina um terreno difícil que exija testes de Acrobacia para o herói simplesmente ficar de pé.

Pode ser um combate em plena nevasca, ou durante um terremoto, uma tempestade forte num piso escorregadio, fique à vontade para adaptar. No caso do pântano, o solo pode ter raízes que enroscam nos pés dos jogadores caso eles andem descuidados.

Exija testes de Acrobacia CD 10 só para ficar de pé. Caso alguém se desloque, exija um teste com CD 15. Falhar interrompe o movimento e, em caso de falha por 5 ou mais, o personagem tomba.

Dependendo do nível do grupo - e do seu humor - aumenta aa CD em 5 ou em 10 ou mais.

Outro fator que pode complicar a vida do grupo é a necessidade de buscar um objeto que está cercado pelo terreno difícil. Uma joia mágica no meio de um salão de piso escorregadio com um grupo rival correndo para roubá-la, por exemplo. Nesse caso, o terreno não poderá ser evitado e dificilmente será driblado. Os heróis vão precisar encará-lo mesmo.

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